Ventosa de Bambu

Desde a pré-História, a civilização humana recorre a recursos terapêuticos para amenizar as doenças e manter o bem estar. Os chineses, uma das civilizações mais antigas do mundo, demonstram em vários aspectos sua sabedoria, passada de geração a geração, resguardada e resgatada a cada momento, para estabelecer a qualidade de vida por meio do cuidado com corpo e a mente. A sutileza e o mistério dos seus métodos guardam segredos observados só com a prática de seus discípulos, que visam o promover o equilíbrio harmonioso do ser com o meio em que vive. Assim como a acupuntura e a massagem, faz parte do antigo sistema terapêutico chinês para preservação e melhora da saúde, a inovadora Ventosa de Bambu.

A ventosa de bambu é um tratamento indolor, recomendado para pessoas com dores agudas ou crônicas causadas por entorses, fraturas, contraturas, entre outros problemas musculares, que consiste em limpar todo sangue que se encontra parado no local lesionado. Este sangue sem movimento causa uma paralisação na circulação do Qi (energia vital interna), o que provoca dores e inflamações.

Ventosa de Bambu

 

O procedimento é simples. Colocam-se pequenos pedaços de bambu para ferver, juntamente com um conjunto de ervas, que seguem princípios fitoterápicos. Faz se uma sangria em pontos específicos da região lesionada (pontos que seguem os mesmos princípios da acupuntura). Aplica-se o bambu sobre a pele e por meio do resfriamento provocado pelo ar do ambiente (sucção por vácuo), o bambu suga o sangue concentrado no local lesionado. A retirada do sangue parado por sucção traz uma sensação de alívio imediato ao paciente.

 

 

 

Quando o sangue bom começa a circular, é normal voltar a sentir dores após três ou quatro dias, já que a o sangue bom força sua passagem pela circulação, antes obstruída e lesionada. Por isso o paciente necessita de novas sessões de ventosa até que se restabeleça uma perfeita circulação.

 

A ventosa de bambu não provoca queimaduras, lesões, manchas ou sequelas. O procedimento  é sempre realizado por um terapeuta com profundos conhecimentos de anatomia, dos meridianos (canais de energia) e vários de princípios ativos do corpo e da mente humana.

A Ventosa de Bambu é um procedimento terapêutico realizado com exclusividade no Brasil pelo Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa. O Grão Mestre Li Wing Kay aprendeu essa técnica milenar com o Grão Mestre Chang Fu Chen, reconhecido na China como um dos maiores especialistas do assunto.