Tradições chinesas: Qingming Festival

Os primeiros dias do mês de abril são sagrados para os chineses. Isso porque, nesse período, ocorre o tradicional Qingming Festival, também conhecido como “Dia da Limpeza dos Túmulos”. A data, que em 2014 será celebrada no dia 5 de abril (sábado), é marcada por diversas homenagens aos antepassados.

Família da Indonésia presta homenagem aos ancestrais
(Wikimedia Commons – Author: Okkisafire)

 

Além do costume de lavar sepulturas, é feito um trabalho de jardinagem ao redor das tumbas (raízes são cortadas, terra fresca é adicionada), demonstrando cuidado aos mortos, e ainda oferendas, como comida e bebida favorita dos falecidos. Também é comum ver no céu um verdadeiro show de cores com as pipas, tanto de dia como de noite (neste caso as pipas carregam pequenas lanternas, dividindo espaço com as estrelas). Acredita-se que essa atitude ajuda a afastar doenças e traz boa sorte.

Essa combinação de tristeza e alegria também abre espaço para celebrar o início da primavera, uma época propícia para semear a terra e prosperar.

Diz a lenda que o festival surgiu para honrar a morte de um militar muito leal chamado Jie Zitui, que teria vivido no Período de Primavera e Verão (770-476 a.C). Ele chegou a cortar um pedaço da própria perna para matar a fome de seu Imperador, que foi forçado a se exilar fora do país. Depois de 19 anos, o Imperador voltou para casa e retomou o poder, porém esqueceu-se de trazer Jie.Envergonhado de sua atitude, o Imperador foi atrás dele e decidiu também recompensá-lo. No entanto, Jie preferiu se resguardar e ir para as montanhas com sua mãe. Para encontrar Jie, o Imperador ordenou atear fogo nas montanhas, acreditando que isso forçaria Jie a deixar o local. Porém, o guerreiro foi encontrado morto, ao lado de sua mãe. Para honrar a memória de Jie, o Imperador declarou que no dia da morte de Jie fosse chamado de Hanshi Festival, um dia onde apenas comida fria (hanshi) poderia ser servida e comida.

Dois anos após o ocorrido, o Imperador foi até as montanhas onde Jie foi encontrado morto para prestar-lhe uma homenagem e encontrou salgueiros se reestabelecendo na terra. Com isso, ordenou que o dia posterior ao Hanshi Festival fosse chamado de Qingming (Brilho Puro) Festival. Tempos depois, os dois Festivais se fundiram em uma única celebração.