Prezados Mestres, Sifus, Professores e Atletas
Em 15 dias será realizado o 5º Campeonato Mundial de Kuoshu da TWKSF. Encaminhamos algumas instruções para facilitar a organização de toda equipe brasileira durante o evento. Pedimos encarecidamente a atenção de todos aos prazos, valores e, principalmente, às recomendações do Instituto Li Wing Kay, da própria TWKSF e da Organização do evento. Pedimos também a gentileza em ajudar à divulgar as informações para os colegas de equipe.
MEMBROS DA EQUIPE / REUNIÃO
Para que todos tomem ciência, a comissão técnica durante o 5º Mundial será constituída por:
Mestre Emerson Cinti – chefe de delegação. Será de sua responsabilidade manter o contato direto com a organização do evento, deixar todos os integrantes da delegação bem informados sobre a programação do evento e também quaisquer alterações nos horários, gerenciar qualquer tipo de conflito dentro da equipe e encaminhar ao coordenador de arbitragem qualquer protesto vindo da equipe brasileira. O mesmo também irá acumular a função de Técnico de Tao Lu, sendo de sua responsabilidade verificar os horários das competições para todos os atletas da modalidade e dar encaminhamento ao procedimento de protesto caso julgue o caso necessário.
Mestre Custódio Fampa – Diretor Técnico (head coach). O mesmo também irá acumular a função de Técnico de Lei Tai e Shuai Jiao. Será de sua responsabilidade verificar os horários dos combates para todos os atletas, verificar os equipamentos obrigatórios antes da entrada na área de competição e dar encaminhamento ao procedimento de protesto caso julgue o caso necessário. O Mestre Custódio terá como auxiliar o Professor Delson Teixeira.
Professor Robson ficará responsável pelos atletas infanto-juvenis, incluindo os de Lei Tai Light. Será de sua responsabilidade verificar os horários dos combates para todos os atletas, verificar os equipamentos obrigatórios antes da entrada na área de competição e encaminhar para o Chefe de Delegação protestos caso julgue o caso necessário.
Chefe de arbitragem (externo) – Sifu Adriano Ropero, convidado pela organização do torneio para o cargo. Irá garantir que todas as regras do torneio sejam seguidas. Poderá auxiliar a toda a equipe brasileira prestando esclarecimentos sobre as regras do torneio.
ATENÇÃO: Nenhum atleta está autorizado a encaminhar reclamações e/ou protestos para a organização do evento sem a ciência do chefe de delegação. A quebra de hierarquia está sujeita à punições de acordo com avaliação do Comitê Técnico.
Convocamos todos os membros da delegação (atletas, comissão técnica, árbitros e familiares) para uma reunião no dia 25/09, sexta-feira, às 11h30, no Hotel Internacional Mendoza (Av. Sarmiento, 720 – Ciudad de Mendoza), para esclarecimentos de dúvidas e procedimentos. Lembramos aos atletas que a falta nesta reunião será considerada conduta inadequada, estando o(s) atleta(s) sujeito(s) à punições de acordo com avaliação do Comitê Técnico.
CHECK-IN / REGISTRO E PESAGEM
Todos os atletas inscritos no torneio, seja no Campeonato Fechado (Competition with Ranking) ou no Campeonato Aberto (Competition without Ranking), devem realizar o check-in, que trata-se do registro e pesagem – este último para qualquer tipo de combate. Não será permitido realizar o registro por nenhum colega que esteja ausente, pois o mesmo deve assinar a retirada de sua credencial, que será de uso pessoal e intransferível.
O registro e pesagem será realizado no dia 25/09, sexta-feira, das 10h às 11h, no Hotel Internacional Mendoza (Av. Sarmiento, 720 – Ciudad de Mendoza). Não será realizado registro e pesagem em outras datas e/ou horários, ou mesmo em outro local, em hipótese alguma, pois outras delegações também tem seus horários de check in agendados e não podemos alterar ou atrasar em respeito aos demais.
Documentos necessários para registro
– Passaporte ou outro Documento com Foto
– Moeda em espécie para pagamento da taxa de inscrição – lembramos que o pagamento da(s) inscrição(ões) deverá ser feito apenas dólares americanos, outro tipo de moeda não será aceito, esta é uma solicitação da TWKSF.
– Atestado médico original – para todos os atletas de lei tai, lei tai light, shuai jiao e tuei shou. Os atestados foram encaminhados por e-mail, mas será necessário apresentar o original para validação da inscrição.
– Seguro Médico – todos os atletas de lei tai, lei tai light, shuai jiao e tuei shou devem apresentar um seguro médico. A organização do evento oferece apenas assistência médica de emergência e o atendimento primário é gratuito. Caso o atleta não apresente o seguro médico, o mesmo ficará ciente que em caso de lesões e/ou necessidade de outro atendimento médico que não seja primário, o mesmo deverá arcar INTEGRALMENTE com as despesas médicas necessárias para seu tratamento. Nem o Instituto Li Wing Kay, nem a TWKSF ou a organização do evento na Argentina irão responsabilizar por despesas médicas que não sejam emergenciais.
Obs: Quem possui convênio médico particular, pode verificar com sua operadora se seu plano cobre gastos no exterior. Caso sim, também é possível apresentar a carteirinha do plano de saúde como seguro.
– Formulário individual de inscrição impresso – O Instituto solicita aos atletas impressão das fichas de inscrição individual caso haja alguma divergência nas categorias no momento do check-in. Alguns atletas já entregaram a ficha em SP, porém aqueles que não o fizeram, pedimos a gentileza de providenciar para evitar transtornos.
REGRAS DO TORNEIO
As regras adotadas pela organização do evento são as mesmas utilizadas pelos eventos do Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa.
Apenas com relação à Tao Lu, como nos últimos eventos optamos por um sistema diferenciado com base nos critérios já estabelecidos pela TWKSF, lembramos que a metodologia utilizada para dar nota no Mundial será uma média das notas dos 5 juízes laterais (placas). Os critérios de avaliação permanecem os mesmos.
– Lembramos que é de responsabilidade do atleta se informar sobre as regras de disputa da sua categoria. Solicitamos aos atletas que conversem com seus respectivos professores para esclarecimentos.
– As regras também estão disponíveis no site da TWKSF (http://twksf.org/tournaments/tournament-rules/).
– Dúvidas também poderão ser solucionadas no dia da reunião (25/09).
Uniformes / armas / equipamentos
É de inteira responsabilidade do atleta levar seus uniformes, armas e equipamentos de combate para o evento. Em hipótese alguma a organização do evento, a TWKSF ou mesmo o Instituto Li Wing Kay irá ceder materiais e/ou equipamentos para os atletas.
– Tao Lu: lembramos aos atletas de tao lu que para formas de mãos norte, o uniforme completo é formado por camisa chinesa com manga comprida ou manga 3/4 que esteja abaixo do cotovelo, calça comprida, sapatilha, meia e faixa; para formas de mãos sul, o uniforme completo é formado por camisa chinesa sem mangas/colete ou manga 3/4 que esteja abaixo do cotovelo, calça comprida, sapatilha, meia e faixa. É vetado o uso de logomarcas de patrocinador no uniforme (regra da TWKSF).
– Lei Tai: são equipamentos obrigatórios para combate: calça preta (sem patrocínios), camiseta de manga curta (sem patrocínios), protetor genital, protetor bucal, capacete com grade, luvas meio de dedo. Mulheres devem acrescentar protetor peitoral. Não é permitido o uso de camiseta regata e/ou shorts.
– Lei Tai Light: são equipamentos obrigatórios para combate: calça preta (sem patrocínios), camiseta de manga curta (sem patrocínios), protetor genital, protetor bucal, capacete com grade, luvas fechadas, protetor peitoral, caneleira.
– Shuai Jiao: o uniforme completo é composto por shuai jiao yi (jaqueta de shuai jiao), shuai jiao kuzi (calça de artes marciais), faixa vermelha e/ou azul e sapatilhas (botas de shuai jiao ou calçado flexível). O uso de protetor bucal e protetor genital é opcional. É vetado o uso de logomarcas de patrocinador no uniforme (regra da TWKSF).
CURSO DE ARBITRAGEM
– O curso de arbitragem será realizado de 21 à 24 de setembro, no Estádio Mundialista Malvinas Argentinas.
– O valor do curso de arbitragem é de 285 dólares, incluindo certificado e camiseta oficial da arbitragem da TWKSF. O valor deverá ser pago apenas em dólares americanos no início do curso, previsto para as 9h do dia 21, segunda-feira.
– O custo de hospedagem para os árbitros durante o curso será de 80 dólares por pessoa (valor para os 4 dias de curso), com direito a alojamento e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) para todos os participantes. O valor também deverá ser pago apenas em dólares americanos. A hospedagem será no Ginásio Poliesportivo, que possui dormitórios novos, para homens e mulheres (75 camas no total). O alojamento está reservado para 4 noites (dias 20, 21, 22 e 23), após essa data, os árbitros deverão procurar outro alojamento/dormitório, uma vez que o local irá servir de alojamento para atletas de outras delegações.
JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO
– Será realizado no dia 27 (domingo), à noite, um jantar de confraternização para todos os participantes do evento (atletas, comissão técnica, árbitros, diretoria, familiares e amigos). O custo do jantar é de 50 dólares por pessoa, que deverão ser pagos no momento do check-in (registro e pesagem). Crianças até 10 anos de idade, não necessitam pagar.
– Aqueles que ainda não responderam se irão participar ou não do jantar, por favor encaminhem e-mail até o dia 16 de setembro.
– O traje do jantar é ou esporte fino ou agasalho completo da seleção brasileira.
TRANSLADO AEROPORTO-HOTEL
– A organização do evento está disponibilizando translado para as delegações do aeroporto para o Hotel. O custo será de 10 dólares por pessoa, pago somente em dólares americanos, ao motorista no momento da chegada ao hotel.
– Aqueles que ainda não encaminharam o itinerário e desejem contar com o translado, por favor, enviem e-mail até o dia 16 de setembro confirmando horário de chegada e número do vôo. Após essa data, o translado será de inteira responsabilidade do atleta. 
Ficamos à disposição para demais informações.

Desejamos a todos uma ótima viagem e boa sorte nas competições!