Festival é sucesso no interior de SP

A primeira edição do Festival Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa deixou a cidade de Araraquara impressionada! Já na abertura, realizada na noite de sexta-feira (24/03), o público, que lotou as arquibancadas do ginásio do Sesc Araraquara, se encantou com a beleza e dinamismo da dança do leão e dança do dragão chinês. Os alunos da Escola de Kung Fu Garra de Águia fizeram uma performance que e foram premiados com muitos aplausos, assim como professores e mestres filiados ao Instituto Li Wing Kay que abrilhantaram ainda mais a cerimônia com suas demonstrações de arte marcial. Autoridades como o cônsul da China no Brasil, sr. Zhang Yucheng, o vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, também marcaram presença no evento.

No sábado e domingo (25 e 26) as aulas abertas de tai chi chuan ministradas pela professora Winne Li foram muito bem recebidas pela comunidade, que ainda aproveitou uma série de atividades culturais no decorrer do dia. Teve palestra de Feng Shui com o Grão Mestre Li Wing Kay, exposição de caligrafia chinesa, oficina de nó chinês, mas uma das atrações mais concorridas foi o Workshop de Culinária Chinesa, com o chef Huang Hua, que ensinou várias técnicas  e curiosidades da gastronomia oriental.

O festival ainda teve a honra de sediar o XX Campeonato Brasileiro de Wushu e Kuoshu Chinês. A competição, uma das mais antigas e tradicionais do kung fu no Brasil, contou com a participação de mais de 100 atletas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul e também convidados do Chile e Paraguai. O destaque do evento ficou para os atletas: João Valdivino (Federação Sul-matogrossense de Kung fu Kuoshu) – Masculino, Misaele Padilha (Shi Zhan Kung Fu) – Feminino e Kayqui Luís Galdino (Escola de Kung Fu Garra de Águia de Araraquara) – Infantil, eleitos os 3 melhores competidores do torneio. A classificação final das escolas foi a seguinte:

1º Lugar – Escola de Kung Fu Garra de Águia (Araraquara/SP) – 308 pontos
2º lugar – Federação Sul-matogrossense de Kung Fu Kuoshu (Campo Grande/MS) – 258 pontos
3º lugar – Shi Zhan Kung Fu (São Paulo/SP) – 132 pontos
4º lugar – Centro de Artes Marciais Chinesas (Niterói/RJ) – 71 pontos
5º lugar – Academia Impacto (São Carlos/SP) – 61 pontos
6º lugar – Associação de Shuai Jiao Tradicional (Embu-Guaçu/SP) – 50 pontos
7º lugar – Kuoshu Tien Shan Pai (Paraguai) – 45 pontos
8º lugar – Kuoshu Chile (Chile) – 40 pontos
9º lugar – Associação Kung Fu Garra de Águia Gonçalense do Estado do Rio de Janeiro (São Gonçalo-RJ) – 38 pontos
10º lugar – Associação Shaolin Kung Fu Garra de Águia (Maricá-RJ) – 28 pontos
11º lugar – Academia Performance (São Carlos-SP) – 23 pontos
12º lugar – Núcleo 7 Esferas do Tao (São Paulo) – 20 pontos
13º lugar – AABB (Tijuca-RJ) – 15 pontos
14º lugar – Equipe Dragão Chinês Kung Fu e Cultura Chinesa (São Paulo-SP) – 13 pontos
15º lugar – Associação Shaolin de Kung-Fu Garra de Águia de Santo Amaro (São Paulo-SP) – 10 pontos

 

Confira a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo na região, sobre o evento:

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/t/edicoes/v/festival-da-cultura-chinesa-e-realizado-no-sesc-de-araraquara/5753135/

O I Festival Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa foi uma realização do Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa, com organização da Escola de Kung Fu Garra de Águia de Araraquara, em parceria com o Sesc Araraquara e apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Shopping Jaraguá Araraquara, Family Restaurante Vegetariano, ComTexto Comunicação, Essence Dental e Águia Frios.