A importância dos movimentos básicos no kung fu

Muitos alunos sabem que o início da jornada no mundo das artes marciais chinesas passa necessariamente pelos conjuntos de “movimentos básicos (bases, chutes e socos)”. Entretanto, com o passar do tempo e em meio ao aprendizado de técnicas mais avançadas, essa “base” parece não merecer a devida a atenção. Para muitos iniciantes, os movimentos podem não ser tão “divertidos” quanto realizar um tao lu ou aprender a utilizar uma arma. Ou pode não parecer tão importante  quanto realizar aplicações com um irmão de treino. Todavia, vale lembrar que, em chinês, os básicos são chamados de Ji Ben Gong (基本功), que quer dizer: trabalho de fundamentos. Ou seja, executar os movimentos básicos é um trabalho contínuo para o desenvolvimento dos fundamentos.

Sem fundamentos sólidos, não existe habilidade real. Uma árvore não cresce saudável e imponente sem uma raiz forte. Assim como um edifício não permanece em pé sem uma ótima fundação. Cada família possui sua própria interpretação do que é importante ser desenvolvido, porém algumas são universais.

postura cavaloBasicamente, no Kung Fu tradicional, deve-se desenvolver primariamente o shenfa (身法), em português: métodos de corpo. É por meio deste fundamento que todos os outros irão fluir. Aqui pode-se incluir os mais óbvios, como socos, chutes, movimentação, força, velocidade, agilidade e afins. Mas também pode-se incluir métodos mais sutis e invisíveis, como Fa Jing (método para geração de energia), estratégia, conceitos, jingfa (精法: método do espírito), entre outros.

Nos estilos Garra de Águia e Louva-a-deus ensinados do Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa, por exemplo, existem três básicos fundamentais:

  • 基本马步 Ji Ben Ma Bu: posturas básicas
  • 基本拳法 Ji Ben Quan Fa: Básicos de Socos
  • 基本踢法 Ji Ben Ti Fa: Básicos de Chutes

Logicamente que eles são diferentes de acordo com estilo de kung fu. No entanto, ambos são talhados especificamente para o sistema ou estilo que serão trabalhados, desenvolvendo funções específicas e fornecendo todos os fundamentos que o praticante precisa para continuar sua jornada no mundo das artes marciais chinesas.