Brasil: Vice-campeão do 5º Mundial da TWKSF

Prezados Mestres, Sifus, Professores e Atletas,
Neste último fim de semana (26 e 27 de setembro de 2015) foi realizado o 5º Mundial de Kuoshu da TWKSF, em Mendoza, na Argentina. O Brasil, que foi a primeira sede do torneio que reúne os melhores atletas de kung fu/kuoshu do mundo, mais uma vez marcou presença e fez bonito, trazendo para casa o vice-campeonato por equipes, ficando somente atrás dos Estados Unidos, que veio com time completo e como sempre com muitos atletas de alto nível, e a frente da Argentina, donos da casa, que estavam com 140 atletas participando do evento, mais do que o triplo da delegação, que foi formada por 19 atletas.
O Brasil voltou pra casa com 36 medalhas, sendo 13 de ouro, 14 de prata e 9 de bronze. Por modalidade foram 22 em tao lu (11 ouros, 8 pratas e 5 bronzes), somando Campeonato Aberto e Fechado (que inclui formas externas e internas), 7 em lei tai (4 Pratas e 3 bronzes) e 5 em shuai jiao (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze). 
Além disso, podemos celebrar a conquista dos seguintes troféus (fotos anexo):
– 2º Melhor equipe de Tao Lu
– 3º Melhor equipe de Lei Tai
– Miriam Nakano eleita a melhor atleta feminino do torneio (7 ouros e 3 pratas, somando Campeonato Aberto e Fechado)

Agradecemos imensamente aos atletas pela ótima performance. Tanto aqueles que medalharam como os que ficaram fora do pódio, seja no campeonato fechado, seja na competição aberta, merecem aplausos por darem o melhor de si e terem representado bem o nosso país nesse grande evento. Além disso, não podemos deixar de agradecer aos técnicos e treinadores de alto rendimento, Mestre Custódio Fampa (Lei Tai), Prof Luiz Carlos (Tao Lu) e Sifu Josenir Silva (Shuai Jiao), por dedicarem seu tempo para conduzir o treinamento específico dos atletas para o Mundial, contribuindo assim para os bons resultados do time brasileiro. E parabéns também aos professores que orientaram e prepararam seus alunos para este grande desafio. 
Também gostariamos de parabenizar e agradecer ao Sifu Adriano Ropero, que fez um ótimo trabalho junto com a organização do evento, viabilizando um bom curso de arbitragem para todos os latinos e representando muito bem o país dentro da equipe de arbitragem do torneio. Aliás, parabéns também para Andressa Rufino, Felipe Guermandi e Marcos Ávila que se formaram árbitros internacionais nível B pela TWKSF e também atuaram muito bem em seu primeiro Mundial.

Um agradecimento especial aos atletas que participaram da cerimônia de abertura, a apresentação de vcs certamente abrilhantou ainda mais o evento. O Mestre Victor Figueroa ressaltou que ficou extremamente feliz e emocionado por conseguir concretizar a ideia de unir o dragão chinês e o dragão dos andes, símbolos deste Mundial (logo do evento).

Parabéns também para o Mestre Emerson Cinti, chefe de delegação durante o Mundial, por ter coordenado muito bem a equipe em todos os dias de evento. E, por fim, mas não menos importante, um agradecimento ao Prof Luciano que ajudou desde o início do ano a preparação da delegação brasileira para o evento. Infelizmente não foi possível contar com a presença dele no torneio, mas seu trabalho pré-evento também merece destaque.
Certamente temos muito o que melhorar, mas o mais importante é fazer dessa experiência um grande aprendizado, para que isso sirva de motivação e preparo para os próximos desafios. Vamos continuar trabalhando forte para que o Brasil siga entre as melhores equipes do mundo e contamos com o apoio de todos para fazer com que isso aconteça.
Confira abaixo os resultados detalhados dos atletas brasileiros no 5º Mundial
TAO LU
Campeonato Fechado
Miriam Nakano – Ouro nas categorias Arma Especial, Espada, Facão e Bastão; Prata nas categorias Lança e Mãos Norte
Marco Seschi – Ouro na categoria Lança, Prata em Espada e Bronze em Mãos Norte
Raquel Pilar – Prata em Mãos Sul
Thiago Mangas – Bronze em Lança
José Antônio Ishy – 4º lugar na categoria Bastão e 5º lugar em Mãos Norte
João Valdivino – 4º lugar na categoria Mãos Sul
Rafael Konishi – 4º lugar na categoria Espada
Luciana Munhoz – 4º lugar na categoria Lança
Francisco Chaves – 6º lugar categoria Arma Especial
 
Campeonato Aberto
Miriam Nakano – Ouro nas categorias Espada, Leque e Mãos e Prata na categoria Yang – todas as 4 categorias de Tai Chi (Formas Internas)
João Valdivino – Ouro nas categorias Mãos Sul e Arma Curta e Prata na categoria Armas (Facão) em Tai Chi
Misaele Padilha – Ouro em Tai Chi Chuan – Chen
Rafael Konishi – Prata na categoria Mãos Norte
Giovana Drebtchinsky – Prata em Tai Chi Chuan – Mãos
Thiago Mangas – Bronze em Tai Chi Chuan – Leque
Francisco Chaves – Bronze na categoria Outras Armas e 4° colocado em Mãos Sul
Juliana Nery – Bronze em Tai Chi Chuan – Mãos
José Antônio Ishy – 4º colocado em Mãos Livres
Juliana Nery e Giovana Drebtchinsky – 7º lugar em Dui Lian com Armas
José Antônio Ishy e João Valdivino – 8º lugar em Dui Lian com Armas
LEI TAI
Adauto Moraes – vice-campeão categoria até 60kg
Renan Siqueira – 3º lugar na categoria até 60kg
Jaime Elias – vice-campeão na categoria até 65kg
Ronan Barboza – 3º lugar na categoria até 65kg
Rondinelli Pereira – 3º lugar na categoria mais de 98kg
Tamara Fortes – vice-campeã na categoria até 55kg
Juliana Nery – vice-campeã na categoria até 70kg. 
SHUAI JIAO
Thiago Buttignon – Campeão categoria mais de 97kg
Misaele Padilha – Campeã categoria até 60kg
Bianca Tomie – Vice-campeã categoria até 60kg
Juliana Nery – Vice-campeã categoria até 70kg
Giovana Drebtchinsky – 3º lugar categoria até 70kg