Feng Shui

O Feng Shui (Fong Suei) é uma ciência que estuda a natureza, nos seus aspectos geográficos e energéticos, e as influências das energias Yin e Yang relacionadas à ocupação geográfica. Os chineses acreditam na existência de uma energia chamada Qi (Chi), que pode ser positiva ou negativa dependendo da geografia do local e do movimento das estrelas em determinado momento (tempo) do espaço. A prática de Feng Chui (Fong Suei) visa o aproveitamento da parte geográfica de modo a receber o Qi positivo e evitar o Qi negativo. Os chineses buscam locais com Qi positivo tanto para erguerem cidades e casas como para enterrar os mortos.

Existem duas escolas (estilos) de Feng Shui (Fong Suei). A Escola de Forma, que estuda o aspecto material e a geografia da natureza (formação montanhosa, formas e direções dos rios, mares, etc.), e a Escola de Energia e Teoria, que estuda o Qi. Atualmente, trabalham-se os dois estilos em conjunto. Contudo, alguns acreditam que o estudo da energia é o mais importante, já que essencialmente a matéria muda, mas a energia daquele ser ou objeto não. Ou seja, uma montanha pode sofrer mudanças por processos de erosão natural ou desencadeados pelo homem, porém, a energia daquele lugar, uma vez absorvida, permanece. Da mesma forma, se uma casa ou local não possui boa energia, uma pessoa com boa energia pode entrar e mudar a energia do local.

Existem quatro Princípios para trabalhar o Qi

  1. Receber a energia
  2. Pegar a energia
  3. Manter a energia
  4. Reservar a energia

O praticante deve receber a energia, pegá-la fazendo com que esta fique no local e armazenar para que esta não se disperse.

Todo indivíduo está sujeito à influência de dois tipos de energia: a Energia do ano, que varia anualmente de acordo com a constante mudança dos aspectos geográficos do universo (calculada com base no calendário lunar); e a Energia pessoal, oriunda do elemento de cada pessoa (calculado a partir da data de seu nascimento, considerando a energia do ano, da estação do ano que se passava no momento de seu nascimento, e o movimento das estrelas no momento de seu nascimento);

O Feng Shui (Fong Suei) trabalha ainda com a energia dos 5 elementos. Por isso, também é preciso estudar dois princípios básicos:

  • Lei De Geração: Madeira gera Fogo, Fogo gera Terra, Terra gera Metal, Metal gera Água, Água gera Madeira.
  • Lei De Dominância: Água domina o Fogo, Fogo domina o Metal, Metal domina a Madeira, Madeira domina a Terra, Terra domina a Água.

5 Elementos

Os Elementos e suas Representações

  • Madeira: leste, verde, primavera, vento, fígado, dragão;
  • Fogo: sul, vermelho, verão, calor, coração, fênix;
  • Terra: centro, amarelo, baixo verão, umidade, baço-pâncreas, serpente.
  • Metal: oeste, branco, outono, secura, pulmão, tigre;
  • Água: norte, preto, inverno, frio, tartaruga.

Em exemplo da aplicação dos princípios básicos seria, portanto: Pessoa de fogo deve usar, de preferência, a cor vermelha, pois se usar preto, isso não lhe fará bem já que a cor preta representa o elemento Água, e Água por sua vez apaga o Fogo;

8 princípios para a prática do Fong Suei

Pensando nessas energias, o Feng Shui (Fong Suei) trabalha com 8 princípios básicos:

  1. Impulsionar a energia;
  2. Trancar a energia;
  3. Esconder a energia;
  4. Cercar a energia;
  5. Ficar com a energia;
  6. Girar a energia;
  7. Escorregar a energia; e
  8. Anular a energia;

Para mudar a energia (buscar o equilíbrio entre o positivo e o negativo), o Feng Shui (Fong Suei) utiliza geralmente os seguintes materiais:

a) Pedras
b) Cristais

  • Cristal branco aumenta a energia
  • Cristal branco com moedas melhora a parte financeira
  • Cristal com água melhora a energia

c) Música (flauta de bambu)
d) Símbolos de animais
e) Ábaco
f) Pa Kua
g) Espelhos

Ba Gua

Feng Shui

No Feng Shui (Fong Suei), o Ba Gua serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.O Ba Gua é representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado. Dos oito ângulos presentes, quatro deles são considerados positivos e quatro negativos.

Os Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin e Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang).

Feng Shui