Wing Chun

wing chun

Segundo registros, a fundadora do Sistema Wing Chun foi a senhorita Yim Wing Chun. que aprendeu as primeiras técnicas com Ng Mui, sobrevivente do massacre do templo de Shaolin. Depois de casar-se com Leung Bok Toa, Yim Wing Chun ensinou a ele suas técnicas de defesa. Leung Bok Toa desenvolveu o sistema e, em homenagem à sua esposa, chamou o estilo de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun).

Leung Bok Toa passou o estilo para Leung Lan Kwai, que ensinou Wang Wah Bo.  Wong Wah Bo trabalhava na ópera chinesa e era comum que companhias de teatro viajassem de uma cidade para a outra por meio de embarcações. A bordo do Junco Vermelho Wong conheceu e trabalhou com Leung Yee Tai, que era bastoneiro na embarcação. Ao notar que Leung Yee Tai tinha habilidades especiais com o bastão, adquiridas por ter sido aluno do monge Jee Shin, Wong Wah Bo começou a trocar seus conhecimentos de Wing Chun com ele, o que contribuiu para a entrada das técnicas de bastão longo no sistema, que até então só tinha como armas as espadas gêmeas (facas borboletas).

Leung Yee Tai transmitiu a arte de Wing Chun para Leung Jan, um famoso médico da província Fosan, que gostava muito de assistir a ópera chinesa, motivo ao qual, passou a se conhecerem. Leung Jan transmitiu seus conhecimentos para poucos, entre eles seus filhos, Leung Bik e Leung Tsun, e Chan Wah Shun, um rapaz que trabalhava no cambio de troca de dinheiro, sendo este conhecido como “Wah o trocador de dinheiro”. Já idoso, Chan Wah Shun foi convidado para lecionar Wing Chun na propriedade da família Yip, uma das mais nobres da cidade de Fosan, e transmitiu seus conhecimentos ao jovem Yip Man.

faca borboletaYip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento e mais tarde aprimorou suas técnicas com Leung Bik. Yip Man concluiu os estudos do Wing Chun aos 24 anos, mas começou a ensinar já em idade avançada, tendo como um de seus alunos Lee Jun Fan, conhecido como Bruce Lee. Esse jovem artistas marcial e ator migrou de Hong Kong para os Estados Unidos e na década de 1970 seus filmes tornaram o Wing Chun famoso e muito procurado.

Yip Man teve outros alunos, entre eles Ho Kam Ming, que integrou uma de suas primeiras turmas. Ho Kam Ming tinha uma academia em Macau e filiais em Hong Kong. Um dos alunos de Ho Kam Ming foi Chen Chin Hung, que estudou na mesma classe de Li Wing Kay no colegial. Chen Chin Hung e Li Wing Kay  treinaram artes marciais juntos e graças à grande amizade trocaram técnicas. Foi assim que Li Wing Kay aprendeu Wing Chun.

 

Árvore Genealógica do Estilo Wing Chun

Fundadora: Ng Mui

1ª geração: Yim Wing Chun e Leung Bok Toa

2ª geração: Leung Lan Kwai

3ª geração: Wang Wah Bo e Leung Yee Tai

4ª geração: Leung Jan

5ª geração: Leung Bik, Leung Tsun e Chan Wah Shun

6ª geração: Yip Man

7ª geração: Ho Kam Ming, entre outros mestres

8ª geração: Chen Chin Hung, Grão Mestre Li Wing Kay (América do Sul/Brasil), entre outros mestres