Tai Chi Chuan

Tai ChiA teoria mais conhecida sobre a origem do Tai Chi Chuan é que em 1200 d.C. o monge taoísta Chang San-feng fundou um templo na Montanha Wudang, para a prática do Taoísmo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. Mestre Chang enfatizou a harmonia do Yin/Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e da habilidade física, a meditação natural, bem como, movimentos naturais do corpo impulsionados por uma energia interna que será desenvolvida quando adquirido certo nível de treinamento. Este complexo sistema de práticas recebeu o nome de Tai Chi Chuan.

Na época, o Tai Chi Chuan também foi criado com propósitos de combate, como uma arte marcial para o desenvolvimento externo e interno. Mas com o passar dos séculos esta função foi diminuindo e se colocou mais ênfase nos propósitos relativos ao desenvolvimento da saúde física e espiritual.

Tai Chi significa “o supremo”. Isto significa melhorar e progredir em direção ao ilimitado; significa a existência imensa e o grande eterno.

Os verdadeiros e dedicados mestres permaneciam nas montanhas e junto com seus seguidores levavam uma vida monástica com o objetivo de manter a arte pura. Eles meditavam e praticavam diariamente para elevar o espírito, a condição da mente, disciplinar o corpo e elevar a essência. Desta forma, o sistema original foi preservado mais ou menos intacto, com as disciplinas da mente e do corpo sendo incluídas no treinamento.

Um grande esforço e concentração, assim como firme dedicação, eram requeridos para se atingir qualquer nível de evolução no Tai Chi. Um sistema monástico rapidamente se desenvolveu e participar disto tornou-se um privilégio exclusivo. Aqueles que atingiam altos graus tornaram-se líderes do sistema e, seguidos por seus entusiastas, eles formaram um relacionamento de treino único entre mestre e discípulo.

tai chiEsta tradição teve um importante papel na passagem do conhecimento e da sabedoria do Tai Chi para a sociedade e o poder imenso de sua influência foi capaz de fluir profundamente em todas as classes sociais. Suportado pelas pessoas comuns e às vezes até pelos imperadores (como quando o Mestre Chang San-feng foi convocado para dar conselhos aos governantes sobre a filosofia Taoísta), o templo do estilo Tai Chi adquiriu tão forte imagem, que o Tai Chi era conhecido como a suprema arte da Vida. Mestres de Tai Chi eram observados como símbolo de sabedoria. Eles eram altamente respeitados especialmente por praticarem justiça, caridade, educação e artes de medicina.

Os sobrenomes das famílias se associaram aos diferentes estilos do Tai Chi que foram sendo ensinados de boca a ouvido, de geração em geração, como por exemplo o estilo Chen, o estilo Yang e o estilo Wu. Muitos destes são ainda conhecidos hoje. Cada estilo era distinto, mas todos seguiram os princípios Clássicos do Tai Chi.

Fonte: EQUILIBRIUS – Centro de Tai Chi Chuan, Acupuntura e Cultura Oriental – Representante oficial do Tai Chi Chuan da Família Yang (filiada à International Yang Family Tai Chi Chuan Association)

 

Os cinco estilos de Tai Chi Chuan

 

Tai Chi Chuan

Tai Chi Estilo Chen

Esse estilo data de 600 anos atrás quando Chen Bu, o primeiro ancestral da família Chen foi para Chen Jia Gou, uma vila a leste de Wenxian na província ao norte de Henan (China). Chen Bu transmitiu as artes marciais para sua família por sucessivas gerações até que o mestre Chen Wang Ting (1600 – 1680) pertencente a 9ª geração combinou o Tai Chi com a filosofia clássica chinesa, a medicina tradicional chinesa e a alguns aspectos do Kung Fu Shaolin, para criar o primeiro Tai Chi Chuan. Cheng Wang Ting também combinou em sua arte o Taoísmo, a filosofia Zen, Tchi Kung e meditação, e observações de energia e física.

Além dos aspectos terapêuticos do Tai Chi, Chen Wang Ting também se concentrou no combate e no lado defensivo da arte, fazendo com que suas teorias e prática se cristalizassem. O Tai Chi foi transmitido em Chen Jia Gou, geração após geração. Baseado nesses movimentos “criados” (handed down) na família, Cheng Chang Xing (14ª geração) desenvolveu os movimentos na forma atuais característica do estilo Chen do Tai Chi Chuan. Chen You Bem (também da 14ª geração) fez algumas mudanças e criou a pequena (ou nova) forma (moldura). Chen Fa Ke (17ª geração) criou a nova forma da grande forma e em 1928, ele e Chen Zhao Pei (18ª geração) foram convidados para ensinar Tai Chi em Beijing e Wanjing. De lá o Tai Chi espalhou-se pelo mundo.

O estilo Chen deu origem ao estilo Yang, estilo Wu (Hao) e ao estilo Wu.

Tai Chi Yang

O estilo Yang foi o primeiro estilo independente derivado do estilo Chen. Foi criado por Yang Lu Chang (1799-1872). Ele era de Yongnian, mas foi morar em Chen Jia Gou para estudar o estilo Chen do Tai Chi sob a supervisão de Chen Chang Xing. Ele treinou zelosamente por nove anos seguidos. Suas habilidades no Tai Chi eram excepcionais a ponto de ninguém querer desafiá-lo e ele era conhecido como “Yang, o invencível”. Yang Lu Chan continuou a estudar no vilarejo onde aperfeiçoou seu treinamento.

Durante esse período Wu Yu Xiang (Fundador do estilo Wu Hao), aconselhou Yang Lu Chang a ensinar o governador de Beijing. A partir daí o estilo Yang tornou-se muito popular. Yang Lu Chang levou seus dois filhos para Beijing, Yang Ban-Hou (1837-1892), que também estudou Tai Chi Chuan de Wu Yu Xiang, e Yang Jian-Hou (1839-1917). A capacidade de Yang Jian-Hou alcançou alto nível graças à habilidade e determinação com que aprendeu de Wu Yu Xiang e seu pai. Nesse período criou uma forma menor do estilo Yang. Ele ensinou para Quan You e mais tarde para Wu Jian Quan (criador do estilo Wu).

Yang Jian Hou era também altamente habilidoso na parte dura e macia do Tai Chi Chuan. Ele teve três filhos. Seu último filho, Yang Chen Fu (1883-1936), foi muito inteligente e de coração muito bom. Também era amistoso e muitas pessoas famosas vinham de muito longe para aprender com ele. Yang Chen Fu era capaz de fazer do Tai Chi Chuan uma eficiente arte marcial de combate e também uma forma de fortalecer o corpo e manter a saúde. Hoje a maioria do

estilo Yang do Tai Chi Chuan vem dos seus ensinamentos. O famoso e simplificado 24 Posições derivou-se desse estilo.

tai chi mãosTai Chi Wu (Hao)

O estilo Wu (Hao) do Tai Chi Chuan foi criado por Wu Yu Xiang (1812-1880), nascido no condado de Yongnian na província de Hebei (China). Wu Yu Xiang era letrado e aprendeu Kung Fu com seu pai quando criança. Mais tarde, foi introduzido no estilo Chen do Tai Chi Chuan na loja de medicina chinesa de Hu e posteriormente no condado de Wen de Chen Qing Ping. Wu Yu Xiang desistiu de sua carreira oficial para dedicar-se ao estudo de Tai Chi.

Ao desenvolver seu próprio estilo, combinou a teoria de Confúcio, a estratégia de Sun Tzu, Tchi Kung, conceitos da medicina tradicional chinesa e habilidades da arte marcial para o desenvolvimento da saúde por meio da harmonia entre corpo e a mente. Wu transmitiu sua arte para Li Yi-Yu, que por sua vez transmitiu para Hao Wei-Zhen, que difundiu a arte para muitos discípulos. Por isso, o Tai Chi Chuan da família Wu também é chamado de Tai Chi Chuan da família Hao.

Wu Tai Chi

Wu Jian Quan (1870-1942) foi fundador do estilo Wu do Tai Chi. Ele era filho de Ch´uan Yu, um dos melhores estudantes de Yang Lu Chang. Em contraste com os estilos Chen e Yang, o Tai Chi Wu tem uma moldura pequena na qual os pés permanecem mais próximos e os braços mais perto do corpo. Os pés de uma pessoa quase sempre apontam na direção da aplicação da força e as costas frequentemente inclinadas para frente. Isto forma uma linha reta do pé (calcanhar), que vai da região lombar da coluna vertebral até o topo da cabeça, permitindo que a força consiga fluir do pé até as mãos na aplicação das técnicas.

Wu Jian Quan ensinou seu estilo de Tai Chi para seu discípulo Ma Yueh Liang (1901-1998), que se casou com a filha de Wu, também Mestra de Tai Chi. O casal se tornou responsável pelo estilo Wu do Tai Chi. Em 1914, o estilo Wu do Tai Chi foi um dos estilos designados na diferenciação formal dos estilos na China.

Tai Chi Sun

O estilo Sun do Tai Chi é a fusão dos três principais estilos internos de artes marciais – Tai Chi Chuan, Pa Kua e Xing Quan. Ele foi criado por Sun Lu Tang (1861-1933), um estudante de Hao Wei-Zhei, que passou a maior parte da sua vida aperfeiçoando os três principais estilos internos, relacionando os pontos de força interna em comum ao estilo Sun do Tai Chi Chuan. Deste modo, o estilo Sun também incorporou o I-Ching, os cinco elementos, e a idéia da harmonia na natureza. O estilo Sun do Tai chi foi transmitido por Sun Lu Tang para sua filha Sun Jian Yun, que prossegue no ensinamento e tradição até os dias de hoje.

Fonte: FERREIRA, Arthur de Sá. FISIOTERAPIA E ARTE MARCIAL CHINESA.

O Grão Mestre Li Wing Kay e seus discípulos ministram e praticam o Tai Chi Chuan da família Yen Jao. O Grão Mestre Li Wing Kay iniciou a prática do Tai Chi Chuan em 1970, com o Mestre Chow (Taiwan), discípulo da família Yang (tradicional). Em 1990, o Grão Mestre Li voltou à China para fazer o curso de Árbitro Internacional e praticou Tai Chi com Grão Mestre Li De Yin, presidente da Associação de Wu Shu e Tai Chi Chuan de Beijing e Diretor do Departamento Físico da Universidade Popular da China.